sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Resenha: Extraordinário

TítuloExtraordinário
Autor(a): R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2012
Páginas: 320

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade.. até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. R.J.Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade um impacto forte, comovente e , sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.



EXTRAORDINÁRIO ()

"Você não consegue se esconder quando nasceu para se destacar."
   August Pullman é um menino como todos os outros... Gosta de andar de bicicleta, jogar  videogame e jogar bola. Porém, nem todo mundo o vê assim, pois o mesmo nasceu com uma síndrome, cujo o deixou com uma deformidade facial, que foi "modificada" com 27 cirurgias durante a vida, mas que o mesmo continuou se destacando... 
   Com 10 anos, nosso pequeno Auggie (como os mais íntimos o chamam), se vê diante do grande desafio de frequentar - pela primeira vez - a escola, pois, até então, o mesmo estudava em casa com sua mãe.
   Confesso que meu primeiro contato com esta história (também com a autora) foi através do trailer do filme (abaixo) que será lançado ainda este ano, porém, desde as primeiras linhas o livro já me conquistou, juntamente com o fantástico Auggie. 
    A "aventura" dele com o início da vida escolar (do quinto ano) nos leva a aventuras diante de olhinhos tão especiais e sensíveis, que muitas vezes nos passam despercebidos ou mesmo ignorados no dia a dia. Um dos grandes erros do ser humano, não é? Julgar uma pessoa (menino) pela cara.
   Através do mesmo, nos apaixonamos pela família dele também. "Mamãe e papai" o consideram "extraordinário" - assim como o vamos considerando durante a "viagem" literária - e o protegem de tudo e todos sempre que é possível. (Oli)Via é sua encantadora irmã, cujo nos mostra o quanto o amor entre irmãos é forte mas, que mesmo assim, humanos, suscetíveis a erros e falhas. 
   Sobre seus amigos de classe, não posso falar muito pois seria uma espécie de spoiler, mas, como em todas as vidas escolares - acadêmicas, existem os colegas, aqueles que não podem ser considerados nem colegas e os amigos. 
   Somente a palavra "extraordinário" mesmo é capaz de descrever esta história e este menino. Ele encanta o nosso coração de tal forma que não dá vontade de largar o livro - e sim tentar pular dentro dele para abraçá-lo (Auggie). Queria poder dar um livro desse para cada uma das sete bilhões de pessoas existentes no planeta Terra para que, assim como eu, elas pudessem enxergar os outros de uma forma diferente e única; cada qual com a sua beleza interior
   Por fim, gostaria de dizer que o mundo é repleto de Auggies - pessoas com o coração repleto de amor e sensibilidade, basta que saibamos olhar (bem) a nossa volta.



"Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração."

"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

"Se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus."







SOBRE A ADAPTAÇÃO AOS CINEMAS


Data de lançamento: 7 de dezembro de 2017 (1h 53min)
Direção: Stephen ChboskyElenco: Julia Roberts, Owen Wilson, Jacob Tremblay, entre outros
Gêneros: Drama, Família
Nacionalidade: EUA

TRAILER DUBLADO





Nenhum comentário:

Postar um comentário