terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Resenha: Um ano inesquecível

Título original: Um ano inesquecível
Autor(a): Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
Editora: Gutenberg
Ano de lançamento: 2015
ginas: 397 páginas
Sinopse:  Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar.
Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!


Para começar quero dizer que AMEI este livro. Ele me prendeu e me surpreendeu de uma forma incrível. Juro que não esperava tanto... Como há na sinopse, ele é um livro que conta quatro histórias, uma em cada estação. Portanto cada escritora ficou com uma estação diferente. Para resenhar este tão sonhado ano, vou separá-lo por suas estações... E adivinhem qual é a primeira do livro? Sim, a da minha Paulinha amada.


ENQUANTO A NEVE CAIR ()


Sabem quando o livro já começa com o pé direito? Quando ele já te encanta desde a primeira página? Foi isso que aconteceu comigo logo em que comecei a ler este livro... 
Não sei se foi pela autora (minha predileta aliás), só sei que esta história foi a melhor.
A história começa praticamente dentro de um avião. Nossa protagonista se chama Mabel, tem 14 anos (quase 15) e está indo para uma viagem não tão desejada, afinal ela queria era estar com seus amigos (e com o crush). Mas seu pai inventou aquela viagem de última hora e eles já estão partindo para o Chile. Valle Nevado é o destino e Mabel não sabe como aquela neve vai acabar dando um efeito contrário em seu coração, ela irá descongelá-lo, ou melhor, alguém irá fazer isso em meio aquele gelo todo... Nessa viagem, nossa, agora amiga, irá mudar completamente sua vida. Vai descobrir que estava dando valor para as coisas e para as pessoas erradas, aprender a amar e a ser amada... Aprender que os acasos da vida podem ser melhores do que os casos em que acreditamos ser os melhores para nós... Mabel aprendeu que um inverno pode realmente ser inesquecível. 


-



O SOM DOS SENTIMENTOS ()

Comecei esta história com um certo receio, pois por mais que eu tenha escutado/lido muitas coisas boas sobre esta autora, eu nunca havia lido uma palavra sequer dela. Me surpreendi com o jeito que ela levou a história e realmente amei. Os detalhes, as expressões, o jeito como ela levou a nossa adolescência direto para as páginas deste livro me cativaram... (Só não dei cinco estrelinhas porque esperava mais do final)
A história conta com dois lados, um de João Paulo e um de Anna Julia. João Paulo é um estudante de música que se mudou para São Paulo justamente para estudar. Ele leva a vida literalmente ligada a música. Já Anna Paula é uma natural de São Paulo que vive de seu ensino médio e de um estágio que seu pai arrumou em uma empresa de advocacia de um amigo (sim, ela pretende ser advogada). Ele viciado em músicas. Ela viciada em podcasts. Ambos de mundos distintos que acabam se cruzando com um único olhar e se entrelaçando com um único sorriso. 
A história é repleta de sons (como o título propõe) e de sentimentos (idem). Nos traz uma paz e uma angústia ao mesmo tempo. Seu final é diferente do que estou acostumada, já que sou viciada em romances, porém, com um jeitinho todo Babi, ele roubou meu coração e se tornou inexplicavelmente inesquecível. 


 -



A MATEMÁTICA DAS FLORES ()

Bruna, parabéns, você me ganhou desde o título. Que combinação perfeita é essa? Senhor, eu amo matemática e amo flores... Porém, não é para isso que eu vim aqui, vamos lá. 
Nossa terceira história se baseia em matemática e em como ela pode te trazer o amor da sua vida. Não, não é loucura, é só a Bruna Vieira. A personagem principal, Jasmine, tem esse nome porque sua mãe, dona de uma floricultura, é louca por jasmin, a flor. A história começa relativamente com a dificuldade de Jasmine em matemática e no medo que ela está de reprovar bem no último ano do ensino médio, afinal, quem quer perder um ano da sua vida e ver todos os seus amigos formados e você não?? Ninguém, óbvio. 
As coisas boas não estão acontecendo com Jasmine. Por causa da dificuldade na matéria, o stress começa a tomar conta dela. Discussões acontecem, junto com castigos e culpa. Até que ela é obrigada a fazer aula de reforço, com um professor que ela detesta. Mas, essa aula muda a rotina dela... O que ela espera odiar, passa a amar e até o que ela não entendia, ela passa a entender. Mas isso tudo por causa do destino, que trouxe um professor diferente para ela... Matemática já era minha matéria predileta, agora então, passou a ser uma das minhas "estações" prediletas (se é que vocês me entendem). E como não poderia faltar... Essa matéria me trouxe um cheirinho INESQUECÍVEL de flor...


-



AMOR DE CARNAVAL ()

Ao ler o título todos nós acabamos nos perguntando "amor de carnaval? e isso existe?", pois é, existe sim, e a Thalita nasceu para nos mostrar isso. Essa era outra história pela qual eu não "esperava muito", porque como aconteceu com a Babi, eu nunca havia lido nada da Thalita, mas, essa moça me surpreendeu demais. 
Nossa história tem como personagem principal uma garota chamada de "Inha", isso aí, Inha mesmo, apelido originário de Flávia "campainha" (porque ela apertava todas as campainhas existentes no mundo quando era pequena). Ela e suas amigas, Kaka e Tati, são inseparáveis, quase irmãs, e vão a todos os lugares juntas, até no carnaval. Pois bem, era aqui que eu queria chegar... Flávia é uma garota em que eu me vi muito, sabe aquelas popularmente chamadas de "caretas", somos nós duas. Ela teve uma desilusão amorosa e chora sempre por um garoto que a traiu... Até que o carnaval chega. Nessa época todos pensam em sair para os blocos e para os desfiles, especialmente para "pegar geral" não é? Porém não é o que Flávia pensa. Ela vai sim ao desfile, mas praticamente arrastada pelas amigas... Porém o "AR" daquela avenida muda a respiração dela e então ela sente o que não sentia há muito tempo, aliás, o que nunca havia sentido. Amor. Isso aí. Porém, como num conto de fadas, existem "espinhos" no caminho e ela acaba pisando em um deles, o que muda o percurso mas não modifica o final feliz. Afinal, todos os finais felizes só se tornam felizes a partir do momento em que a história passa por uma crise. Uma crise INESQUECÍVEL. 

-

FINAIS FELIZES PRECISAM DE MOMENTOS INESQUECÍVEIS, E ESTE "ANO" COM CERTEZA FOI UM DELES.



6 comentários:

  1. Vc se surpreendeu com o livro meu amor, e eu sua mãe, sempre com vc. Não pela rapidez com que vc leu, mais um livro. Mas sim pela sua inteligência e dedicação em esmiuçar em ricos detalhes, através dessa sinopse, tudo que vc leu e os detalhes das histórias que vc mais gostou e se emocionou. Vc é fã delas,e eu sem dúvida sou, a cada dia mais, sua maior fã. Te amo em todas as Estações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ❤ E você é minha maior inspiração!! Te amo em todas as estações.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Estou louca para ler esse livro! Sua resenha conseguiu me deixar mais curiosa ainda!!!! Parabéns!
    Bjs
    Se quiser visitar meu blog, vou ficar feliz :)
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2016/01/dica-para-as-ferias.html

    ResponderExcluir